Arte em Saúde

Uma Iniciativa dos Profissionais CAPSII, CAPSad e demais participantes

18 de Maio

CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO.

Novo Endereço

Veja o Mapa do Local.

slide 5

Arena Jaraguá

terça-feira, 29 de maio de 2012

O desafio!

Todo ano, na última 4ª feira de maio, acontece o Dia do Desafio, que é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades.
O evento é desenvolvido em todo o Continente Americano através de uma competição amigável entre duas cidades do mesmo porte, ambas tentando mobilizar o maior número de pessoas para a prática de atividade física.
O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância de se ter uma vida ativa e tem como motivação uma competição entre cidades. Neste ano Jaraguá do Sul irá competir com Arraijan que fica no Panamá.

O CAPSII e o CAPS ad irão unir forças hoje a tarde para colocar Jaraguá do Sul no topo do ranking!
Vale lembrar que exercícios físicos devem ser feito o ano todo. Se você quiser saber mais sobre o Dia do Desafio, acesse http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/
Esperamos que o povo de Arraijan esteja preparado, porque nós vamos com tudo!!!

Equipe CAPSII

Feliz aniversário!

Ontem a Saúde Mental de Jaraguá esteve em festa! Comemoramos o aniversário de 03 anos do CAPS ad. A equipe técnica e os usuários prepararam uma linda festa pra marcar esta data tão importante para muitas pessoas.
O CAPSII foi convidado para a festa e é com muita satisfação que deixamos aqui registrado os PARABÉNS a toda equipe, nossos parceiros na promoção da saúde, aos participantes do serviço que contribuem diariamente com o desenvolvimento das ações em saúde mental e à todas as pessoas que se envolvem de alguma maneira no tratamento para álcool e drogas.



Então, desejamos aos amigos do CAPS ad MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA!!!
E que venham muitas outras festas!

Equipe CAPSII

Depressao e a forma de usar a internet

Hypesciense
Curitiba - PR
Forma de usar internet pode indicar depressão
Segundo um novo estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, EUA, a forma como as pessoas usam a internet pode indicar se elas estão em maior risco de depressão ou não.
O estudo contou com entrevistas a 216 estudantes universitários, que indicaram se eles tinham sinais de depressão ou não. 30% deles demonstraram pelo menos critérios mínimos para o diagnóstico de depressão.
Em seguida, os pesquisadores observaram o uso da internet desses mesmos estudantes e descobriram que os mesmos 30% tinham um padrão de uso distinto dos seus colegas não depressivos.
Os sinais da depressão que podem ser vistos através da internet são:
Mudar de páginas e aplicativos frequentemente;
Uso significativamente maior de softwares de compartilhamento de arquivos;
Atividade frequente em plataformas de mensagens instantâneas ou e-mails.
O pesquisador Sriram Chellappan explica que esses sinais fazem sentido, porque a depressão muitas vezes é associada com distração e falta de atenção (que se relacionam ao primeiro sinal), e a condição é muitas vezes sentida como uma forte sensação de solidão (que se relaciona com os outros sinais, de necessidade de interação humana, que pode ser uma resposta natural de autopreservação).
Aplicações
O cientista quer utilizar esse conhecimento para criar um software que detecte sinais de depressão em usuários da internet. O software monitoraria o uso de um indivíduo e o alertaria sobre os indicativos de depressão. Também poderia ser usado em escolas, e outros ambientes, para alertar pais, professores e responsáveis do risco de depressão nas crianças e adolescentes.
O software seria uma ferramenta eficaz para que os usuários procurem ajuda médica o quanto antes, evitando que a doença se torne grave e prevenindo o suicídio.
Depressão e seus fatores de risco
Outros estudos já relacionaram internet e depressão no passado. Por exemplo, as redes sociais, geralmente consideradas divertidas e positivas, se usadas em excesso podem ser prejudiciais. Um relatório da Academia Americana de Pediatria descreveu um novo fenômeno conhecido como “depressão do Facebook”, no qual crianças e adolescentes que gastam uma enorme quantidade de tempo em sites de redes sociais acabam desenvolvendo sintomas de depressão.
Compulsão pelo “Google” também já foi estudada. Cientistas da Universidade de Leeds mostraram que pessoas que usam ferramentas de pesquisa frequentemente têm mais chances de apresentarem sintomas de depressão. Alguns usuários desenvolvem um hábito compulsivo na internet, substituindo suas relações “reais” com relações virtuais, o que pode ter um impacto sério na saúde mental.
E outros fatores de estilo de vida podem fazer diferença. Um estudo liderado por Almudena Sánchez-Villegas revelou que consumidores de fast food têm 51% mais chances de desenvolver depressão. Quanto mais fast food você come, maior o risco de depressão. Trabalhar demais e ter enxaqueca (principalmente para as mulheres) também aumentam o risco de depressão.
E porque é tão importante evitar esse risco? Porque estudos descobriram que depressão aumenta chances de doenças cerebrais degenerativas, como demência e Alzheimer. Como se não fosse ruim o bastante ter depressão e sofrer suas consequências, você ainda pode ficar mais doente no futuro.
Fique atento e procure ajuda médica o quanto antes! Pesquisadores das Universidades de Riverside e Duke, ambas nos Estados
Unidos, sugerem mais um meio de combater a depressão, além de remédios: desenvolver gentileza e otimismo nas pessoas e produzir felicidade. Para isso, é só praticar pequenos atos de bom humor no dia-a-dia, como meditar, escrever as coisas boas que lhe aconteceram no seu dia, e ser gentil com os outros. Fácil, não?
Equipe do CAPSII

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Para ler e entender...diferenca entre Doenca Mental e deficiência Mental

Muita gente confunde deficiência mental e doença mental. Essa confusão é fácil de entender: os nomes são parecidos; as situações envolvidas, para leigos, são também parecidas. Mas são duas coisas bem distintas.
Segundo o DSM IV (Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais, edição de 1994), a deficiência mental é caracterizada por:
Um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança. O início deve ocorrer antes dos 18 anos.
Ou seja, a deficiência mental, ou deficiência intelectual, não representa apenas um QI baixo, como muitos acreditam. Ela envolve dificuldades para realizar atividades do dia-a-dia e interagir com o meio em que a pessoa vive.
Já a doença mental engloba uma série de condições que também afetam o desempenho da pessoa na sociedade, além de causar alterações de humor, bom senso e concentração, por exemplo. Isso tudo causa uma alteração na percepção da realidade. As doenças mentais podem ser divididas em dois grupos, neuroses e psicoses. As neuroses são características encontradas em qualquer pessoa, como ansiedade e medo, porém exageradas. As psicoses são fenômenos psíquicos anormais, como delírios, perseguição e confusão mental. Alguns exemplos de doenças mentais são depressão, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), transtorno bipolar e esquizofrenia.
O tratamento das duas condições também é diferente. Uma pessoa com deficiência mental precisa ser estimulada nas áreas em que tem dificuldade. Os principais profissionais envolvidos são educadores especiais, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Medicamentos são utilizados quando a deficiência mental é associada a doenças como a epilepsia. Alguns dos profissionais citados também participam do tratamento da doença mental, como os psicólogos e terapeutas ocupacionais. Mas, além deles, é imprescindível o acompanhamento de um psiquiatra. Esse médico coordena o tratamento, além de definir a medicação utilizada para controlar os sintomas apresentados pelo paciente.
Em resumo, a principal diferença entre deficiência mental e doença mental é que, na deficiência mental, há uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doença mental, essas funções existem mas ficam comprometidas pelos fenômenos psíquicos aumentados ou anormais.
É importante destacar que as duas podem se apresentar juntas em um paciente. Pessoas com deficiência mental podem ter, associada, doença mental. Sendo assim, o tratamento deve levar em conta as duas situações.
Fonte: Chá com Sig

sábado, 19 de maio de 2012

O grande dia!


Nossa 2ª Caminhada da Saúde Mental de Jaraguá do Sul foi um sucesso!
O dia começou meio chuvoso, mas isso não nos impediu de sairmos nas ruas de Jaraguá com nossos cartazes e faixas, falando sobre a luta antimanicomial, sobre a necessidade de leitos psiquiátricos em hospital geral, e sobre a humanização da atenção ao portador de sofrimento mental. Logo depois a chuva já deu uma trégua, e o sol até arriscou dar as caras na tarde de sexta-feira. 
Tivemos inicialmente a participação do nosso Secretário de Saúde Francisco Garcia, e do Prefeito em exercício Irineu Passold.  Posteriormente fizemos uma roda de conversa coordenada pela Sub gerente de Saúde Mental Denise Thum. A tarde tivemos teatro, oficina de artes, roda de música. Além da exposição das obras realizadas pelos usuários as oficinas do CAPS. Agradecemos o apoio do SESC e da Fundação Cultural, sempre parceiros! 
Fizemos muuuuitas fotos e muuuuitas filmagens... Segue hoje algumas delas!


Concentração na praça Angelo Piazera. 


Abertura do evento.

Roda de conversa.

Roda de música.

Oficina de artes.

Exposição.


Isso foi só pra dar um gostinho do que ainda vem por aí...
Bom fim de semana a todos!
Equipe CAPS II.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

É amanhã!

Está tudo pronto!
Esperamos você para celebrar esta data importante! E para não ter erro segue a programação:


Equipe CAPSII

Visita à Câmara Legislativa


VISITA À CÂMARA LEGISLATIVA

No último dia dez os usuários do grupo de convivência na comunidade do CAPS II e alguns profissionais foram conhecer a Câmara Legislativa de Jaraguá do Sul.
Foram recebidos pela senhora Maria do Carmo Delgado de Souza - Assessora de Cerimoniais que apresentou o local e falou sobre a função da Câmara e papel dos vereadores.
Através de um vídeo educativo sobre as funções dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário pode-se ter uma noção sobre a organização política da cidade.
A visita possibilitou a proposta de que representantes da Câmara venham ao CAPS II estender as informações aos usuários e familiares.
É o CAPS II no exercício da cidadania!!!

A Assessora de cerimoniais Maria do Carmo, mostrando a galeria dos ex- presidentes da Câmara.

Assistindo vídeo explicativo sobre a Câmara.




quarta-feira, 16 de maio de 2012

Manhã de oficina de Culinária


Hoje a galera da oficina de culinária  estava com sua inspiração elevada , saiu uma deliciosa  receita de orelha de gato (calça virada), feita especialmente para o lanche do CAPS II. Tivemos a receita orientada pela nossa auxiliar de enfermagem Ecilda , vocês não imaginam o perfume de açúcar  e canela  associado com o sabor da orelha de gato que se espalhou no CAPS II. Duro é fazer dieta com essas delicias. A receita em breve...

Equipe CAPSII.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Os "Mentaleiros"

Quem frequenta o CAPSII regularmente conhece muito bem os profissionais que trabalhan lá. Mas pra quem não sabe, nunca viu, hoje conseguimos reunir (quase) toda equipe para uma foto e mostrar aqui no blog quem está por trás dos bastidores.
E entre discussões de caso, planejamentos, elaboração de cronogramas, construção de planos terapêuticos, acolhimentos, consultas, oficinas, a gente vai criando uma afinidade, uma intimidade daquelas de completar a frase do outro. A gente aprende a lidar com as diferenças e aprende com a história pessoal de cada um e com a troca de experiência das diversas profissões que estão ali. E a gente ri, a gente chora, a gente briga, a gente sai pra se divertir, a gente estuda junto e isso vai nos segurando nessa rotina, que às vezes é bem pesada.
Mas tem problemas? Tem sim senhor!
E tem limitações? Tem sim senhor!
Mas tem também uma capacidade produtiva enorme e muita vontade de fazer a diferença na vida dos usuários.

Diga "XIS"


Só faltou a Dra. Cristiany e a Larissa, nossa estagiária da tarde.

E não pára por aí! Na semana que vem vamos colocar a foto de toda - eu disse TODA - equipe de Saúde Mental de Jaraguá do Sul.
Aguardem!!!

Equipe CAPSII

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Visita à empresa Duas Rodas

O grupo de cidadania do CAPSII, juntamente com o grupo corpo em movimento, fizeram uma caminhada diferente pela nossa comunidade... foram parar na empresa DUAS RODAS INDUSTRIAL! 
A Assistente Social Joseane, juntamente com a psicóloga Juliana, da Duas Rodas, receberam a galera do CAPS II muito bem, com direito a brindes e a um delicioso café! Contaram pra gente como funciona a empresa, sua história, seus objetivos. Fizemos um passeio por dentro das Duas Rodas, e ficamos surpresos com a grandiosidade e organização da empresa, que é líder nacional na produção de matérias primas para a indústria alimentícia.


Assistindo a palestra da Assistente Social Joseane

Dentro da empresa

Trabalho na Duas Rodas




Assistente Social Joseane se despedindo da galera do CAPS II.


Foi muito divertido e informativo! É o CAPS II estimulando o exercício da cidadania, e a atividade física também! 
Até o próximo post!

Conheça seus direitos!

O Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) atua em todo Brasil em defesa do consumidor, e orienta os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos, e fiscaliza as relações de consumo.
Os usuários do CAPSII que participam da Oficina de Cidadania realizaram uma visita ao PROCON de Jaraguá do Sul.


Adilson, diretor do PROCON, conversando com o pessoal do CAPS II.
 


Daniel, do PROCON, muito prestativo, esclarecendo as dúvidas do pessoal do CAPS II.

Pose pra foto!

Até o próximo post!

Do lado de dentro do rádio - Visita a Studio FM

Quem nunca imaginou como funcionaria uma Rádio, do lado de dentro?
Como são os locutores, os aparelhos, o dia a dia da equipe?
Nós, do CAPS II, fomos tirar essas dúvidas de pertinho, ali na STUDIO FM, e fomos super bem recebidos por todos! A Studio fica na rua Domingos da Nova, bem no Centro de Jaraguá do Sul. 
Acompanhamos um programa, e rolou até uma entrevista ao Vadinho e a Claudia, no programa "As donas de casa", e conseguimos esclarecer ao vivo o que é o CAPS II.











Aguardem novas postagens, pois nós continuamos a conhecer melhor a nossa comunidade!!
CAPS II

Uma mente inquieta


Charles Piero Siemeintcoski, de Jaraguá do Sul, fez uma ótima resenha do livro Uma Mente Inquieta, da autora Kay Redfield Jamison. Confiram na íntegra aqui no nosso blog!

Uma Mente Inquieta – Kay Redfield Jamison

Resenha

Dotada de uma linguagem um tanto que poética e um pouco inusual, a médica norte-americana Kay Redfield Jamison retrata com extremo detalhe a luta travada contra a então chamada Psicose Maníaco-Depressiva (PMD), hoje conhecida como Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Ao escrever o livro “Uma Mente Inquieta”, da editora WMFmartinsfones, Kay Jamison discorre sobre o comportamento dialético entre a euforia patológica e a depressão, manifestações próprias desta doença. Rico, cercado de detalhes sobre a bipolaridade, Kay narra de forma expressiva sobre uma das doenças psiquiátricas mais comuns em nossos dias, o que tem levado a ciência a estudar e produzir novos medicamentos para combater as crises bipolares. Kay oferece ao leitor um rico compêndio sobre a TAB. Seu primeiro surto (crise psicótica) foi aos 17 anos. Desde então, sua história de vida e o diagnóstico da doença se fundem em um ritual não só tirano, sofrido e palpável à autora, mas também como um fator determinante à escolha de sua carreira como médica e sua posterior especialização em psiquiatria.
Aqui cabe um adendo um tanto que pessoal. Como paciente e portador do TAB (não estou informando sobre este meu problema como meio de autopiedade, mas apenas como forma de enriquecer o conteúdo dessa resenha), deparei-me ao longo de anos com alguns psiquiatras que não acham necessário sessões de psicoterapias (emprego este termo como um conjunto das técnicas que visam ao tratamento das moléstias mentais por persuasão, sugestão, psicanálise, atividades lúdicas ou de trabalho) como fator coadjuvante no processo de tratamento medicamentoso. No entanto, servindo como contraponto, foi graças à abordagem psicoterapêutica que levou Kay a se manter viva, como ela mesma escreve, mesmo em suas tentativas de suicídio, que ocorrera logo no começo do tratamento medicamentoso. "Era essa a tarefa e o dom da psicoterapia” (pág. 105), escreve a autora.
Há algumas décadas, o uso do Lítio (medicação normalmente prescrita pelos psiquiatras como estabilização do humor) era concentrado em doses mais elevadas. kay lembra que em muitas oportunidades, as dosagens de Lítio causavam intoxicação e seus efeitos colaterais eram tremedeira, perda de coordenação motora, visão embaraçada, perda de concentração, atenção e memória.
O uso de estabilizadores de humor, prescritos pelos psiquiatras ante o TAB, pode trazer alguns efeito psicológicos estranhos para algumas pessoas. Assim como Jay, sou viciado nos humores ascendentes. Já deixei de tomar os medicamentos justamente para me sentir mais eufórico e "curtir" o momento sobre-exaltado. Quando se está em mania (euforia), a mente e o corpo parecem se fundir à maneira de uma Sinfonia número 9 de Beethoven, tamanha o vigor e a energia mental que flui nestes momentos. Estar em mania, assim como Kay descreve no livro, "é relativizar a moral", não acreditando muito na capacidade de discernir o certo do errado. Mas não fiquem assustados, prezados leitores, com essa informação. Ela é utilizada aqui apenas para relatar o "potencial" de uma "Mente Inquieta".
Já nos períodos de profunda depressão, Kay lembra as saudades dos livros e das perspectivas de começar novos estudos e pesquisas, tão próprio na área da medicina. Agora, faço a adversão: quando se está "deprê", como se diz na gíria, a vontade mental é ínfima. É como se não houvesse "vida neural". Há um desgaste físico muito profícuo.
Portanto, "Uma Mente Inquieta" é um livro para médicos, pessoas que trabalham na área da saúde, pessoas com familiares que possuem o TAB e para todos aqueles interessados no tema.

Por Charles Piero Siemeintcoski - charles.1974@uol.com.br

Livro: Uma Mente Inquieta
Editora: WMFmartinsfones
Autora: Kay Redfield Jamison
Preço Sugerido (site Saraiva): R$ 29,90

sábado, 12 de maio de 2012

Ação de Bluetooth Marketing no dia 18 de Maio

Antenados nas tendências tecnológicas atuais o CAPSII de Jaraguá do Sul vai inovar no dia 18 de Maio durante as ações que marcarão a passagem da data.  Vamos distribuir conteúdos via Bluetooth para as pessoas que estiverem circulando no local.  A idéia é fazer com que as informações cheguem também a um público alvo mais jovem e que domina bem a tecnologia.  Outro aspecto interessante é que as informações ficarão retidas nos aparelhos celulares podendo ser consultadas posteriormente pelas pessoas.  Achamos que a utilização desses meios de comunicação (ecologicamente corretos) substitui em parte a panfletagem e minimiza o uso de papel.

Veja, em primeira mão, o conteúdo que será distribuido no dia.

Será uma sequência de 9 banners que incluem informações sobre o movimento, informações básicas sobre os serviços de saúde mental e fotos de alguns trabalhos realizados por usuários do CAPSad e CAPSII nas oficinas desses serviços.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Preparativos...

Aqui no CAPSII não se fala em outra coisa que não seja o Dia da Luta Antimanicomial. 
Nas oficinas, cartazes cheios de ideias e reivindicações estão sendo confeccionados pelos usuários.




Todos ensaiando para fazer bonito na Roda de Música


Essa é uma pequena amostra de todo o potencial criativo dos usuários da Saúde Mental, esses e muitos outros trabalhos estarão expostos na Fundação Cultural.
Não perca essa importante comemoração!
Esperamos você na 2ª Caminhada da Saúde Mental!

Equipe CAPSII

terça-feira, 8 de maio de 2012

Programação do dia 18 de maio.

Jaraguá não poderia ficar de fora das comemorações do dia 18 de maio, dia da Luta Antimanicomial. Por isso a equipe de Saúde Mental elaborou diversas atividades para marcar mais um ano de luta!
No post anteior você viu o vídeo da 1ª Caminhada da Saúde Mental que foi realizada ano passado. Neste ano vamos repetí-la e incluímos outras atividades bem bacanas conforme a programação a baixo:



Lembrando que estas atividades estarão abertas para todas as pessoas que tiverem interesse em participar e conhecer um pouco da Saúde Metal.
Esperamos você para construir essa história conosco!

Equipe CAPSII

A Luta Antimanicomial

18 de maio está chegando e queremos convidar você para participar da 2ª Caminhada da Saúde Mental, que marca as comemorações deste dia.
O dia da Luta Antimanicomial é um momento marcante para profissionais e usuários destes serviços.  Nesse dia vamos à rua para comemorar o avanço dos atendimentos em saúde mental, o novo modelo de tratamento que substitiu os manicômios e valoriza o potencial de cada indivíduo, resgata sua identidade, bem como sua história, suas idéias e desejos. Empodera o usuário para ser dono da sua própria história e prioriza a promoção da indepêndencia da pessoa.
E é por esse avanço na Saúde Mental e por tantas histórias emocionantes de tratamentos realizados com sucesso que esta data não pode passar em branco.



Veja o vídeo da 1ª Caminhada da Saúde Mental:



A programação completa para o evento já está disponível.  Confira clicando aqui.
Venha fazer história com a gente!!!!

Equipe CAPSII