Arte em Saúde

Uma Iniciativa dos Profissionais CAPSII, CAPSad e demais participantes

18 de Maio

CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO.

Novo Endereço

Veja o Mapa do Local.

slide 5

Arena Jaraguá

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Para um final de semana inspirador!

Quem gosta de arte, pintura, artesanato ficaria impressionado com o que é produzido nas oficinas de artes dos CAPS Brasil a fora. Verdadeiros artistas expressam suas emoções, ideias, dificuldades e desejos em telas, papéis, muros, tecidos, nos mais variados lugares e com uma imensa variedade de materiais. São artistas ousados, criativos e sensíveis com técnicas incríveis que devem ser valorizadas. Por isso nosso blog quer encerrar essa semana prestando uma homenagem a esses artistas que buscam na arte uma forma de tratamento e valorização!
Conheça um pouco desse talento no vídeo abaixo:

Nos CAPSII e CAPSad de Jaraguá do Sul também temos muitos talentos. Veja que linda essa tela pintada por um usuário que, quando iniciou na oficina de artes disse que nunca conseguiria pintar em uma tela:

Um ótimo final de semana inspirador pra todos nós!!!
Equipe CAPSII

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cuidando da Saúde!

No dia 16 de agosto um grupo de usuárias do CAPS II participou de uma Roda de Conversa sobre prevenção do câncer de colo do útero, na Rede Feminina de Combate ao Câncer. Fomos recebidas pela presidente Rozanda Balestrin e pelas voluntárias do Setor de Educação. 


Voluntárias da Rede Emília, Magda e Jeanete

A palestrante Magda Ferrazza comandou a conversa falando sobre o vírus HPV, as formas de contágio e a importância do exame Papanicolau. Nossas usuárias, muito preocupadas com sua saúde, fizeram bonito, interagiram, deram depoimentos  e tiraram suas dúvidas. 

Adicionar legenda

Magda dá show na prevenção do cancêr de colo do útero! 


No final uma interação com as voluntárias e um lanchinho gostoso!


Já deixamos agendada uma próxima visita para sabermos mais sobre prevenção em câncer de mama. 
Saúde é o que interessa! Agradecemos às voluntárias da Rede Feminina pela acolhida e pelo lanchinho saudável!

Equipe CAPSII

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Se eleito for...

Está na boca povo: é ano eleitoral! E todo mundo tem opiniões sobre os candidatos, suas propostas, criticam uns e elogiam outros.
A Oficina de Cidadania, pensando na importância da voto consciente, realizou uma simulação de eleições para Prefeito e Vereador. Os usuários dividiram-se em partidos políticos que eles mesmo criaram, elaboraram propostas de acordo com as necessidades reais dos bairros onde moram e definiram os candidatos. As propostas forma divulgadas para todos os usuários do CAPS pelo candidato a prefeito de cada partido.

Usuários debatem sobre as necessidades da região onde moram
Na semana seguinte foi o momento da votação.
 E depois da contagem dos votos os usuário elegeram o Prefeito do CAPSII com direito a foto com o eleitorado e discurso.
Os usuários estão de olho pra ver se o candidato eleito cumprirá suas promessas!
Equipe CAPSII

Já é primavera no CAPSII!

Quem achou que nosso blog estava abandonado enganou-se! Ficamos fora do ar por motivos técnicos mas voltamos com força total e muitas novidades.
Para recomeçar nossas atividades, queremos compartilhar com vocês a beleza das violetas em uma das nossas salas de acolhimento.
O acolhimento é parte importante nos atendimentos da saúde mental e o espaço onde ele é feito deve ser pensado com carinho. É por isso que usuários e profissionais cultivam essas violetas com muita dedicação e o resultado desse cuidado você pode conferir nas fotos abaixo:




Uma das salas de acolhimento com violetas na janela

 Você sabe cuidar de violetas? Que tal essas dicas:


O vaso ideal para violetas
Apesar de os vasinhos de plásticos serem charmosos, as violetas se dão bem mesmo nos vasos de barro. Eles absorvem o excesso de umidade que pode apodrecer as raízes.
Cuidados com a água
Não molhe as folhas, pois elas apodrecem. Se você costuma colocar água apenas no pratinho, faça uma rega na terra uma vez por mês, para diminuir a concentração de sais minerais. Outro detalhe: as violetas detestam cloro. Para eliminá-lo, ferva a água e deixe-a esfriar antes de regar, ou use água mineral. No verão, regue duas vezes por semana. No inverno, apenas uma.
Luz na medida para violetas
A violeta precisa de luz, mas não suporta o sol direto. O ambiente ideal é um local com temperatura em torno de 25º C, onde os raios solares sejam filtrados pelo vidro de uma janela, por exemplo.
Como adubar
Há fertilizantes químicos específicos para as violetas. Varie essa adubação periodicamente, alternando com farinha de osso e húmus de minhoca.
Como plantar violeta
Coloque no fundo do vaso uma camada fina de pedrinhas. Encha-o até a metade com a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de vermiculita, um remédio que combate pragas. Plante a muda centralizando a raiz e complete com a mistura. A seguir, faça uma rega generosa, até que a água escorra para o pratinho.

Viu como é fácil? Qualquer ambiente pode tornar-se acolhedor com lindas violetas.
Em breve mais postagens do CAPSII de Jaraguá do Sul.

Abraços,
Equipe CAPSII