quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Xi! Esqueci...


Quem nunca se viu preocupado com a quantidade de vezes que repetiu essa frase?
No CAPSII tenho uma Oficina de Memória semanal que iniciou a partir das queixas constantes dos usuários sobre a dificuldade de gravar nomes, números de telefone, datas e situações corriqueiras do dia a dia e preocupados com o aumento dessas falhas na memória.
Os usuários me questionam constantemente porque a memória deles está fraca. Por vezes os ouço comentando: "acho que estou com Alzheimer!"
As razões para os esquecimentos vão muito além do fator idade: primeiro, as pessoas são diferentes umas das outras. Sempre comento que minha memória nunca foi boa, nem por isso tenho Alzheimer desde criancinha. Isso faz parte de mim, do meu jeito distraído de ser, então para driblar esse meu "probleminha" de esquecimento, sempre anoto as informações mais importantes, os telefones, compromissos, ou seja, não confio na minha memória! Segundo, problemas como depressão, estresse, alcoolismo, abuso de drogas e alguns medicamentos também podem afetar a memória de maneira mais drástica, por isso é importante tratá-las com um especialista, de maneira correta e conversar sobre a medicação com o seu médico. Terceiro, o desuso também compromete a memória. Outra coisa que sempre digo aos usuários é que a memória é como um músculo, para ficar forte, tem que exercitá-la! Sair da rotina, ler, aprender coisas novas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ou seja, sair do piloto automático e aventurar-se é um exercício excelente, além de ser muito prazeroso.
Para realizar a oficina utilizo exercícios de reabilitação cognitiva alternando com atividades mais lúdicas como jogos de memória, quebra-cabeças e outros exercícios que estimulam a imaginação e a criatividade, assim exercitamos a memória sem perceber, além de dicas constantes sobre como driblar o problema.
Algumas dessas dicas são muito simples como dormir bem, alimentar-se corretamente, praticar exercícios físicos, ler, manter atividades de lazer regularmente, controlar o nível de estresse, organizar a rotina (e ter uma agenda!!!), porém se você percebe que seus lapsos de memória estão prejudicando seriamente suas atividades diárias é importante procurar um médico.
A doença de Alzheimer é um caso mais grave de esquecimento. É uma doença neurológica, ainda sem cura e pode apresentar alguns desses sintomas:
  • Esquecer uma experiência ou evento por inteiro;
  • Esquecer como dirigir um carro ou como ler as horas em um relógio de ponteiros;
  • Esquecer eventos recentes;
  • Não se recordar de pessoas da família;
  • Apresentar confusão mental ou diminuição do estado de alerta;
  • Os sintomas tornam-se mais freqüentes e mais severos podendo restringir a pessoa ao leito.

Geralmente um problema de memória é grave, quando amigos e familiares notam o problema, mas não a pessoa afetada.

Se ficou alguma dúvida, deixe uma mensagem com sua pergunta ou um recadinho em nossa página no Facebook.
Não esquece!!!

Carolina Santana Mafra
Terapeuta Ocupacional
Crefito 10367-TO

Fonte:
  
Equipe CAPSII





5 comentários:

Adorei Carol! Parabéns pelo texto e pelo trabalho.
Bj,
Mariélli

Essa queixa é mais comum do que parece. Bem legal o texto. Recomendo

Valeu Camila! Agora temos que publicar um texto bem legal sobre psicoeducação, né? :)

Oi Mari! Obrigada pela sua visitinha em nosso blog e pelo carinho! Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...