segunda-feira, 18 de junho de 2012

Transtorno Obsessivo Compulsivo - Filme Aviador

O TOC (ou transtorno obsessivo compulsivo) é uma condição debilitante que afeta 2-3% da população em algum momento da vida. As pessoas portadoras geralmente sofrem de pensamentos intrusivos indesejados e recorrentes (obsessões), que são angustiantes e de difícil controle. Ou seja, as pessoas são tomadas por pensamentos que são considerados desagradáveis e, entretanto, não conseguem se livrar desses pensamentos. Muitas vezes esses pensamentos podem ser substituídos por imagens ou sons mas sempre são percebidos como desagradáveis, repetitivos e incontroláveis.
Os pacientes afetados pelo TOC acabam encontrando formas de se livrar, mesmo que temporariamente, de suas obsessões através de atos repetitivos (compulsões).

Um exemplo disso pode ser visto na sequência de imagens do filme O Aviador disponibilizada abaixo.

Pesquisas recentes mostram que pessoas com TOC e seus familiares possuem uma baixa função em áreas cerebrais responsáveis pelo controle habitual do comportamento (stop). As áreas vermelhas marcadas nas imagens são conhecidas como regiões responsáveis por esse controle no comportamento (stop). As pessoas saudáveis possuem essas áreas mais funcionantes. Em pacientes com TOC, bem como em seus familiares, vemos que essas áreas estão pouco ativas.


Atualmente o diagnóstico de TOC ainda é clínico, ou seja, baseado em entrevista, e muitas vezes subjetivo. Portanto, o conhecimento dessas causas orgânicas podem conduzir para um melhor diagnóstico e, em última análise, melhores tratamentos.

As pesquisas futuras provavelmente se preocuparão em identificar os genes que contribuem para o aparecimento dos sintomas uma vez que o transtorno pode não ser identificado em familiares próximos que partilham semelhantes estruturas cerebrais e nem sempre desenvolvem o transtorno.

CENAS DO FILME "O AVIADOR"


Na primeira parte do vídeo vemos que Howard Hughes está no meio de uma refeição. Note a disposição dos alimentos no prato: um pedaço de carne e três colunas de ervilhas dispostas de forma simétrica evidenciando sua obsessão pela ordem. Então um companheiro de mesa “rouba” uma ervilha de seu prato e desorganiza a simetria das sementes. Em seguida Hughes se mostra claramente desconfortável com a situação chegando a abandonar a refeição. Ele não consegue mais se concentrar na conversa e sua única preocupação é com a “desordem” causada pelo colega.

Em seguida é possível ver que o personagem mostra uma preocupação com contaminação. A preocupação é tanta que o impede de alcançar uma toalha a um homem necessitado. Fica evidente o prejuízo social e sofrimento psíquico causados pela doença que são imprescindíveis para realizar o diagnóstico.

Aos 3:44s da seqüência do vídeo vemos outra cena de intenso sofrimento psíquico. Howard parece ter apenas uma idéia perseverante na sua mente: “Suas mãos estão sujas!”. Essa idéia (obsessão) é tão persistente e tão desagradável que a única forma de se livrar dela (ou aliviar temporariamente) é lavando insistentemente suas mãos (ato compulsivo). Os atos compulsivos são maneiras de aliviar a tensão, mesmo que temporariamente, causada pelas idéias obsessivas recorrentes. Ao final dessa seqüencia, mais uma idéia obsessiva lhe invade a mente: “a porta está contaminada!”. Sem ter formas de se proteger daquilo, sua única alternativa é esperar.

Dr. Daniel Bittencourt de Medeiros - médico psiquiatra, CAPSII - Járaguá do Sul-SC

1 comentários:

Esclarecedor! E com o vídeo ficou ótimo! Bem interativo.
Abraços,
Carol

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...