terça-feira, 8 de maio de 2012

A Luta Antimanicomial

18 de maio está chegando e queremos convidar você para participar da 2ª Caminhada da Saúde Mental, que marca as comemorações deste dia.
O dia da Luta Antimanicomial é um momento marcante para profissionais e usuários destes serviços.  Nesse dia vamos à rua para comemorar o avanço dos atendimentos em saúde mental, o novo modelo de tratamento que substitiu os manicômios e valoriza o potencial de cada indivíduo, resgata sua identidade, bem como sua história, suas idéias e desejos. Empodera o usuário para ser dono da sua própria história e prioriza a promoção da indepêndencia da pessoa.
E é por esse avanço na Saúde Mental e por tantas histórias emocionantes de tratamentos realizados com sucesso que esta data não pode passar em branco.



Veja o vídeo da 1ª Caminhada da Saúde Mental:



A programação completa para o evento já está disponível.  Confira clicando aqui.
Venha fazer história com a gente!!!!

Equipe CAPSII


2 comentários:

Se eu não me engano, movimentos organizados da sociedade em vários países lutam há mais de 20 anos pela humanização no atendimento a pessoas com sofrimento psíquico intenso. Procurei alguns dados na internet e encontrei uma informação no site do Ministério da Saúde, citando relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que cerca de 25% da população mundial sofre, em algum momento de suas vidas, algum tipo de transtorno mental. Ora, um número dessa envergadura demonstra que grande parte dos leitos de hospitais serão ocupados por pessoas que, em certo momento, passam por problemas psicológicos e psiquiátricos. Não tenho dúvidas de que o encarceramento e o processo de exclusão social só contribuem para piorar o quadro clínico desses "pacientes em potenciais. O CAPS II de Jaraguá do Sul está fazendo sua parte para, dia 18, deflagrar um amplo movimento com a finalidade de mostrar à sociedade o desgaste da prática antimanicomial.
Um abraço a todos!


Charles Piero Siemeintcoski - charles.1974@uol.com.br

Charles, você tem razão quanto a todos esses dados e a importância de diminuirmos a exclusão social e o encarceramento. Esperamos você na nossa 2ª caminhada!

Equipe CAPSII

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...